Para que possamos melhorar os processos internos da empresa é necessário que inicialmente consideremos a empresa como um processo único e integrado. Esse processo único é dividido em diversos procedimentos que ocorrem nos setores da empresa, ou seja, todos os procedimentos integrados formam o processo empresa.

Por sua vez os procedimentos geram dados para o Sistema Informacional da empresa e que por sua vez deveriam geram informações e conhecimento para a tomada de decisão ágil e segura pelos gestores da empresa.  Portanto, se tiver-mos procedimentos bem definidos, estaremos seguros para tomar decisões corretas, ao contrário estaremos tomando decisões baseadas na intuição e o risco será sempre maior. A não definição correta de procedimentos gera ainda consequências como falta de normas operacionais em empresas de qualquer porte, conclusão das atividades operacionais e de gestão em um tempo maior, retrabalho devido a erros operacionais e ainda a insatisfação de clientes internos e externos que obviamente geram outros tantos prejuízos para a mesma.

Tendo procedimentos bem definidos, os processos fluíram com tranquilidade na empresa, o que nos propiciará informacionar a empresa, como foi colocado acima e não informatizar como acontece na maioria dos casos. Podemos comparar isto a um sistema hidráulico de um edifício. Quando conseguimos informacionar a empresa é o mesmo que o sistema hidráulico conseguindo circular e entregar a água com qualidade em todos os apartamentos do edifício. Quando informatizamos estamos apenas com a estrutura de Tecnologia da Informação instalada, mas a informação e o conhecimento não chega até as pessoas que necessitam tomar alguma decisão, ou seja, a estrutura hidráulica do edifício está disponível, com um investimento considerável, mas a água não chega até os apartamentos.

Portanto, como colocamos acima, é necessário que criemos a base para poder-mos informacionar a empresa, e a base são processos e procedimentos bem definidos. Sem isso, infelizmente os investimentos serão totalmente em vão.

José Alexandre de Toni
Me. Eng. Produção e Sistemas


Sites Chapecó Cubo Mágico